sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CRONICA PARA AS CRIANÇAS

Cronica para as crianças.

Magnífico o mundo das crianças. Fico aqui sentada e me absolvo com a inquietez, com o sorriso descomprometido da criança.
   São duas crianças, ambas em seus jogos criativos, ao meu redor tudo se escurece, estou presa ao real, real, mas ao mesmo tempo longe do mundo.
   É, estou no mundo de duas crianças, criaturas  de outro sistema solar. É incrível como não têm sossego. Tudo é motivo para sorrisos, tudo é motivo para distração, tudo é somente delas. Numa linguagem só delas.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

LIBERDADE

   A busca da liberdade sempre foi uma constante na história da raça humana.
   Ela compõe o conjunto dos elementos que habitualmente se imagina sejam necessários ao bem-estar das criaturas.
   Parece de pouca serventia possuir alguns bens, da espécie que sejam sem a liberdade de desfrutá-los.
   Para ser livre, muitas vezes o homem trilhou caminhos tortuosos.
   A maioria das revoluções foi levada a efeito sob o pretexto de livrar os povos de tiranos que os subjugavam.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA

    Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia.
    Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças.
    Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
    A causa?
    Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando.
     O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
     Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
    A
lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A DOÇURA

   Eufemismo é uma palavra que muito poucos conhecem o significado. Portanto, sua prática pode tornar nossa vida mais agradável e pode não só mudar a reação das pessoas diante de um fato, mas também a maneira como vão encará-lo.
   É a arte de dizer as mesmas coisas de uma maneira mais dócil, mais aceitável, menos brusca.
   A franqueza é uma qualidade, mas isso não desculpa a falta de cuidado ao falar. É preciso ter em mente a maneira como a outra pessoa vai receber o que dizemos. A ira provoca a ira, a violência provoca a violência, a doçura acalma os corações e os tornam ternos.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

AMOR SUBLIME

   Galáxias em formação, luzes em ação.
   Não
te iludas! As coisas nem sempre são o que parecem ser.
   As cordas do desejo e do apego podem parecer muito fortes, mas o Amor sereno é a Luz mais forte, pois é a própria força do Cristo trabalhando na alma dos que buscam a transcendência de si mesmos.
   Muitas vezes, as experiências da vida pode te espremer de encontro à dor.       Contudo, não te desesperes, pois o Cristo continua trabalhando a favor de toda humanidade, não por religião, mas, sim, por Amor sublime!


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ACREDITE EM VOCE

Acredite em você.
Não Importa do que é o mundo, o importante são os seus sonhos.
Não importa o que você é, o importante é o que você quer ser.
Não importa onde você esta, o importante é aonde você quer ir.
Não importa o porquê, o importante é o querer.
Não importa suas magoas, o importante mesmo, são suas alegrias.
Não importa o que você já passou, o passado, guarde na sua lembrança, não veja, apenas olhe.
Não escute, apenas ouça.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

QUEM VOCE É ?

   Nós somos aquilo que os outros dizem que somos? Ou somo os verdadeiros responsáveis pela imagem que passamos aos outros?
   Eu sou... Como você continuaria esta frase? Caso um dia você tivesse que responder a ela? Com certeza você diria o seu nome “nome que alguém escolheu pra você”, e por razões pessoais. Afinal não foi você quem escolheu você acaba de chegar ao mundo, e já ta tudo pronto te esperando, gostando ou não.
 Assim seremos propagadores de "pensamentos coletivos". Vamos pensar igual e fazer igual. Assim estaremos preparados para receber as mesmas informações empacotadas, pré-conceituada e lançada ao mar da ignorância e da total desatenção e despreparo para filtrar as informações jogadas pelos meios de comunicação, é preciso acordar, despertar de corpo e alma e reagir, para não ter que se sujeitar ao sucateamento da dignidade humana.
    O objetivo de tudo isso é nos nivelar por baixo, como faz a maioria das escolas públicas e grande parte dos elementos que vegetam em seu entorno. E enfraquecer o individuo para que ele venha a fazer parte do coletivo, sem nenhuma força de expressão, para que o adestramento coletivo obtenha o sucesso desejado. A base do coletivo da sociedade é o individuo. Se ele enfraquece, o coletivo será facilmente dominado por quem os enfraqueceu

   Afinal, você é, ou fizeram com que você fosse? Pense nisso.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A ARTE DE OUVIR


   Ela era uma senhora solitária envolta no luto da dor, desde que o marido morrera. Vivia só, na grande casa do meio da quadra. Casa com varanda e cadeira de balanço.
   Todas as manhãs, o entregador de jornais, garoto de uns 10 anos, passava pedalando sua bicicleta e, num gesto bem planejado, atirava o jornal nos degraus da varanda.
   Nunca errava. Paff! Era o sinal característico do jornal caindo no segundo degrau.
   Então, numa manhã de inverno, quando se preparava para lançar o jornal, ele a viu.
   Parada nos degraus da varanda, de pé, acenando-lhe para que se aproximasse. 

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

QUANDO VOCE JA SABE A RESPOSTA

  Quantas e quantas vezes conversamos com alguém apenas cumprindo uma obrigação porque imaginamos que sabemos exatamente como a pessoa reagirá?
  Às vezes, isso acontece no trabalho e você não tem outra opção senão baixar a cabeça e cumprir sua função, mostrar boa vontade. Já, em casa, as coisas mudam de figura e você pode reclamar não falar nada e simplesmente agir do seu jeito e se dar o direito de ficar contrariado (a). Entre os amigos, conhece alguém que sempre age diferente quando você diz algo que ela não aceita.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A CRIANÇA INTERIOR

Trabalhar com a criança interior é uma das melhores maneiras de curar as mágoas do passado. Se sua infância foi cheia de medo e brigas e atualmente, em um nível mental, você continua a se maltratar, é sinal de que continua a agir com sua criança interior da mesma forma que faziam os que o cercavam no passado. Você, ao crescer, pôde escapar dos maus-tratos, mas sua criança interior não tem para onde fugir e sofre com suas agressões. Você precisa se ligar a ela e ir muito além das limitações de seus pais para dar-lhe segurança e bem-estar. O mais importante de tudo é a criança interior saber que você se interessa e deseja cuidar dela.

domingo, 18 de dezembro de 2011

VALORIZE QUEM TE DA VALOR

Ela falava, ele nem a ouvia.
Ela sofria, ele nem ligava.
Ele mentia, ela acreditava.
Ela o esperava, ele não voltava.
Ela sorria para ele, ele ria dela.
Ela queria algo serio, ele queria apenas se divertir.
Ela acreditava em tudo que ele dizia, ele dizia o mesmo para todas as garotas.
Ela o queria para sempre, ele queria por um momento.
Ela se entregava, ele evitava.
Ela estava com ele por amor, ele esta com ela por quantidade.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A DÁDIVA DE VIVER

Por vezes, você caminha pela vida com o olhar voltado para o chão, pensamento em desalinho, como quem perdeu o contato com sua origem divina.
Olha, mas não vê... Escuta, mas não ouve. Toca, mas não sente...
Perdido na névoa densa que envolve os próprios passos, não percebe que o dia o saúda e convida a seguir com alegria, com disposição, com olhar voltado para o horizonte infinito, que lhe acena com o perfume da esperança.
Considere que seu caminhar não é solitário e suas dores e angústias não passam despercebidas diante dos olhos atentos do Criador, que lhe concede a dádiva de viver.
Sua vida na terra tem um propósito único, um plano de felicidade elaborado especialmente para você.
Por isso, não deixe que as nuvens das ilusões e de revoltas infundadas contra as leis da vida, tornem seu caminhar denso e lhe toldem a visão do que é belo e nobre.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PALCO DA VIDA

Você pode ter defeitos, viver ansioso(a) e ficar irritado(a) algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência.
Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, trabalhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

QUANDO TUDO DA ERRADO

O que se faz naquele dia em que tudo parece dar errado? Há quem diga “Levantei com o pé esquerdo!”. Entende-se que quem assim fala acredita que um pé é mais valioso que o outro. Esquece-se que ambos os pés são preciosos, pois que são a base sobre qual recai todo o peso do corpo, sustentado pelas pernas.
De toda forma nesse dia em que tudo deve dar errado, porque começou errado, o que fazer?
Primeiro, repelir a idéia de uma perseguição de Deus aos seus filhos. As coisas não dão erradas porque Deus quer. Dão errados porque nós, os seus filhos agem errado.
Vejamos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COMO MANTER UM AMOR

Mãe e filha estavam a caminhar pela praia.
Chegando a certo ponto a menina perguntou:
-Mãe, como se faz para manter um amor?
A mãe olhou para a filha e respondeu:
-Pega um pouco de areia e fecha a mão com força.
A menina assim fez e reparou que quanto mais forte apertava a areia com a mão com mais velocidade a areia escapava. Ela disse a mãe:
-Mãe, assim a areia cai!
-Eu sei, disse a mãe, agora abre completamente a mão.
A menina assim fez, mas veio um vento forte e levou consigo a areia que restava na sua mão.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ANJOS DE NOSSAS VIDAS

Todas as pessoas que passam pelas nossas vidas deixam as suas marcas num ir e vir infinito.
As que permanecem é porque simplesmente doaram seus corações para entrar em sintonia com nossas almas.
As que se vão deixam-nos um grande aprendizado, não importa que tipo de atitude tenha, mas com elas aprendemos muito.
Com as vaidosas e orgulhosas aprendemos que devemos ser humildes. Com as carinhosas e atenciosas aprendemos a ter gratidão. Com as duras de coração aprendemos a dar o perdão.
Com os anjos que passam pelas nossas vidas, aprendemos também a amar e de varias formas; com amizade, com dedicação, com carinho, com atenção, com atração, com paixão.

sábado, 10 de dezembro de 2011

OS GIRASSOIS

Você já viu um girassol? Trata-se de uma flor amarela muito grande que gira sempre em busca do sol.  E é por esta razão que é popularmente chamada de Girassol.
Quando uma pequena e frágil semente dessa flor brota em meio a outras plantas, procura imediatamente pela luz solar. É como soubesse instintivamente que a claridade e o calor do sol lhe possibilitarão a vida.
E o que aconteceria com a flor se a colocássemos em uma redoma escura? Certamente em pouco tempo, ela morreria.
Assim como o girassol, nosso corpo físico necessita do calor da luz solar, da chuva e da brisa para nos manter vivos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O SOL E A LUA

Quando o Sol e a Lua se encontraram pela primeira vez, eles apaixonaram-se perdidamente, e a partir daí começaram a viver um grande amor. Acontece que o mundo ainda não existia e no dia que Deus resolveu cria-lo deu ao Sol e a Lua o toque final da criação: BRILHO. Ficou, também, decidido que o Sol iluminaria os dias, e que a Lua iluminaria as noites. Sendo assim, o Sol e a Lua seriam obrigados a viver separados para sempre.
Abateu-se sobre eles uma grande tristeza quando souberam que nunca mais se encontrariam. A Lua foi ficando cada vez mais amargurada mesmo com o brilho que Deus lhe havia dado.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A CAMINHO DA LOUCURA

Quase todos os seres humanos possuem uma característica típica da esquizofrenia: fazerem continuamente as mesmas coisas e ficar à espera de resultados diferentes.
Todas as pessoas querem vidas melhores, mais saúde, melhores relacionamentos, mais abundancia financeira...
Mas dia após dia fazem as mesmas coisas á espera de um milagre que nunca irá acontecer. Porque são loucas.
Porque acreditam que irão mudar de vida sem mudar. Porque se meditarem o suficiente serão abençoadas com milhares de coisas boas, sem necessidade de mudar o que quer que seja.

O HOSPEDE SIMPATICO

   
E daí ele chegou.
Meio tímido, olhando para os lados como que querendo reconhecer alguma coisa que evidenciasse que afinal não estava só.
Fora mandado ou ate mesmo trazido, mas não sei por quem ou ate mesmo o porque.
De qualquer forma, ali ficou a olhar-me e eu a ele, sabe como: “olhos nos olhos quero ver o que você diz”.
Fiquei hipnotizada, assustada e reparando seu amplo rosto. Afinal de contas quem era eu para me assustar de tal forma, se, perto dele eu era um gigante e poderia devorá-lo se quisesse.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VOCE PODE

   Você pode recolher as vibrações
   do espirito que ondula o lago
   e fotografar as cores das estrelas desconhecidas.
   Você pode.
   Mas não descasque as sementes
   cujo segredo está apenas nos frutos
   Deixe fluir sua alma num quadro.
   Deixe que as palavras construídas
   captem o essencial de sua alma
   No esconderijo de seus caminhos
   sempre o acompanha um anjo
   que lhe abre a percepção de
   um ponto para ver mais longe ainda.

De: Anonimo  - Foto Morretes-PR

AMOR E LOUCURA

   A Loucura resolveu convidar os amigos para tomarem um café em sua casa.Todos os convidados foram.
   Após tomarem o café, a Loucura propôs:
   -Vamos brincar de esconde-esconde?
   -O que é isso? (perguntou a Curiosidade)
    -Esconde-esconde é uma brincadeira em que eu conto até cem e vou procurar. O primeiro a ser encontrado será o próximo a contar.
    Todos aceitaram, menos o Medo e a Preguiça.
    - 1,2,3...,a Loucura começou a contar.
    A Pressa se escondeu primeiro, em qualquer  lugar. A Timidez, tímida como sempre, escondeu-se na copa da árvore. A Alegria correu para o meio do jardim; já a Tristeza começou a chorar, pois não achava um local apropriado para se esconder.

sábado, 3 de dezembro de 2011

BRANDURA

   Insignificante é o pingo d'água, todavia, com o tempo, traça um caminho no corpo  duro da pedra.
   Humilde é a semente, entretanto, germina com firmeza e produz a espiga que  enriquece o celeiro.
   Frágil é a flor,contudo, resiste à ventania, garantindo a colheita farta.
   Minúscula é a formiga,mas edifica, à força de perseverança,complicadas  cidades subterrâneas.
   Branda é a veste física, que um simples alfinete atravessa, todavia suporta  vicissitudes incontáveis e sustenta o templo do Espírito

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A FABULA DO BEIJA-FLOR

     Certo dia a mata estava pegando fogo, e um beija-flor começou a pegar água numa folha e jogar no fogo.  Os outros animais disseram pra ele que ele estava ficando louco, pois sozinho não iria conseguir apagar todo aquele fogo. Ele respondeu que não conseguiria apagar o fogo sozinho, mas que estava fazendo sua parte.
       Fazer nossa parte as vezes só não basta, precisamos convencer as pessoas que aquilo que estamos fazendo é certo; que assim como um elo apenas não pode formar uma corrente, a união de um grupo em torno do mesmo objetivo é necessária para que esse algo possa ser feito.