quinta-feira, 25 de abril de 2013

A VERDADEIRA PROPRIEDADE


Diz uma antiga lenda budista que uma Rei andava pelos campos com o príncipe herdeiro, então uma criança de 10 anos de idade. Mostrava a ele todo o reino. Este, encantado com tanta coisa, pergunta ao Pai :
- Pai, tudo isso é seu ?
O Rei então responde
– Não filho, só peguei emprestado de você.

terça-feira, 23 de abril de 2013

OLHANDO PARA DENTRO DE SI


Cada fase de nossa vida é realmente muito curiosa. Oscilamos muito! Muitas vezes queremos ficar sozinhos, outras vezes falamos muito, temos medo de tomar decisões e enfrentar a vida, decidir-se por algo ou por alguém. E o certo é que a vida segue ser curso e não podemos ficar parados. É preciso avançar, caminhar, mexer-se, tomar atitudes que nos movam para os nossos sonhos e desejos.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O ESCORPIÃO


   
  
Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

SINAIS DA VIDA


Nada acontece por acaso, antes mesmo do resfriado ou da gripe, sentimos o nariz entupindo, a boca vai ficando amarga. Para tudo a vida manda-nos sinais; uns mais claros e diretos, outros ainda bem leves, mostrando que estamos no começo de uma mudança. 

terça-feira, 16 de abril de 2013

SAUDADE


A saudade é esse passarinho que vem de leve e pousa no nosso coração trazendo lembranças, como um colibri que beija a flor e traz belezas. E ela nem escolhe hora ou lugar, só aparece assim, invadindo inteiramente esse espaço que consideramos reservado às pessoas ou ocasiões especiais.
Mas se existe saudade, é porque existem sementinhas de ternura plantadas em nós; pedacinhos de coisas boas,que talvez nem tenham ficado muito tempo, mas o suficiente para deixar um rastro, um sabor, uma marca, um perfume.

domingo, 14 de abril de 2013

ENCONTROS COM CONTORNO


Ninguém vive sozinho neste mundo. Todos nós precisamos de alguém por mais reduzido que seja o número de pessoas que convivam conosco.
Conviver é estar com as pessoas de uma forma tão bonita porque é a grande possibilidade que temos de amar, crescer, enxergar algo que ainda não tínhamos percebido. O outro me ajuda a ampliar o olhar para o mundo ou, talvez, para o meu pequeno mundo, e o tempo se empenha em ajeitar as descobertas no seu lugar.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A GOTA


Havia uma gota em uma nascente do rio. Era uma simples gota, nada mais do que isso. Mas, na sua insignificância, tinha um sonho. Sonhava em, após vencer a correnteza, virar mar.
Ora, quanta pretensão! Uma gota, uma simples gota, virar mar? Era difícil, sabia ela, porém não impossível.
E agarrando-se a esse fio de esperança, seguiu o seu curso natural de rio, sempre pensando no dia em que certamente encontraria o oceano.
Desafios foram surgindo. Pedras, evaporação, galhos... Mas ela nunca desistia. Outras gotas que partiram com ela não chegaram ao fim, ficaram pelo caminho.
Esta, porém, talvez pela sua persistência, pela fé que tinha, de uma forma ou de outra sabia que um dia chegaria lá.
E de fato chegou. Venceu todos os obstáculos, chegou ao encontro das águas e finalmente realizou seu grande sonho.
Hoje aquela gota é mar! Graças a sua persistência, conseguiu o que era considerada uma utopia, uma pretensão!
Não importa, hoje aquela gota é mar. Imagine você como uma gotinha. Você pode ser como aquelas gotas que ficaram pelo caminho ou como a gota dessa história. Só depende de você!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DE SER VOCÊ MESMO


Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen.
Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o Samurai sentiu-se repentinamente inferior.
Ele então disse ao Mestre:
- Por que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por que estou me sentindo assustado agora?
O Mestre falou:

quinta-feira, 4 de abril de 2013

APRENDER A ESTAR SÓ...


Desde que nascemos aprendemos uma infinidade de coisas na vida, tornamo-nos muito bons em algumas delas, mas talvez nunca alguém tenha nos ensinado a ficar só. Ou porque a vida é tão corrida e não há tempo para ficar “sem fazer nada” ou porque não se ensina o que não se sabe.
Seria estranho ensinar às pessoas a viver a experiência profunda do silêncio para encontrar repouso, esquecer as preocupações e ouvir o próprio coração? Certamente não! Seríamos pessoas menos devoradas pelas atividades e sufocadas por apegos. Transmitiríamos mais paz interior e nossa presença seria naturalmente mais serena.