Vez
ou outra ela nos atinge. É a violência que vige nas almas e se exterioriza em
palavras e ações grosseiras. Por vezes, a impressão que se tem é que a
grande maioria dos seres anda armada contra seu semelhante.
São
funcionários em estabelecimentos comerciais ou serviços públicos que parecem
abarrotados de tarefas e, por isso mesmo, estressados. Basta que se lhes
peça uma pequena coisa a mais e pronto: lá vem uma resposta grosseira, que soa
como um desabafo.
Às
vezes, o que diz o funcionário não é verdadeiramente grosseiro, mas o tom de
voz ou a inflexão que imprime aos seus vocábulos, agride. São clientes que
aguardam o atendimento nota dez e reclamam por ele não se apresentar.
Assim,
em consultórios, é bastante comum se ouvir reclamações acerca do atraso do
profissional. E quem ouve são as recepcionistas, as atendentes.
O
próprio telefone tem se tornado uma arma violenta, na boca de uns tantos.
Através dele, as criaturas se permitem gritar, esbravejar e dizer palavras que,
normalmente, face a face, corariam de vergonha em utilizar.
Por
tudo isso é deveras importante que principiemos a nos exercitar para agir nas
mais intrincadas situações, a fim de evitar cedermos à onda de agressividade e
má educação, que parece levar de roldão a quase todos.
Usar
expressões mágicas como: Por favor. Seria possível? Poderia me fazer a
gentileza? Com licença funcionam muito bem. Contudo, preparar-se para
desarmar quem agride, é imprescindível, mesmo para se evitar ser envolvido em
situações constrangedoras.
Ante
um funcionário que reclama do que lhe é solicitado, de bom alvitre
solidarizar-se com ele, com frases como: Dificultosa esta sua tarefa, não é? Ou
Deve estar sendo um dia difícil, não é mesmo?
Perante
o cliente enfadado pela demora de mercadoria não recebida, do horário não
respeitado, mostrar-se disposto a ajudar, verificar as razões da demora e
informar com paciência.
Temos,
de um modo geral, medo de pedir desculpas pois acreditamos que isto significa
estar assumindo um erro, que nem sempre é nosso. Mas na verdade,
desculpar-se significa tomar ciência da frustração do cliente e atender a sua
reclamação.
Em
todo momento, buscar soluções é melhor do que perder tempo com discussões e
resolver os problemas, antes que mais se agravem. Promover a paz nem
sempre significa sentar-se à mesa internacional das negociações para decidir
sobre a extinção de minas terrestres, de armas nucleares. Mas, com
certeza, quer dizer desarmar-se, amar-se e amar o próximo, propondo e dispondo
a calma, a sensatez e o entendimento.
Pense
Bem :
Jesus,
no Sermão da Montanha, declarou que seriam bem-aventurados os pacíficos, porque
seriam chamados filhos de Deus.
Pacífico significa amigo da paz.
Pacífico significa amigo da paz.
Paz
é condição intrínseca da criatura, que se reflete em suas atitudes, dissertando
da harmonia de que se reveste, não podendo ser alcançada senão à custa da
disciplina e de férrea vontade.
Imagem:Google
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