domingo, 26 de fevereiro de 2012

CONHECIMENTO X SABEDORIA

Em princípio, conhecimento e sabedoria, conhecer e saber são noções que podem ser confundidos, muitas vezes até aplicados como sinônimos. Com efeito, conceitualmente falando, ter o conhecimento é ter noção, informação, saber.
Por outro lado, ter sabedoria é ter grande conhecimento, erudição, prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão (conceitos dados pelo “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, 2ª ed., Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, pág. 454 e 1.530/1.531).

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DEIXA A LÁGRIMA ROLAR

Quando sentir vontade de chorar, chore! Deixe a lágrima rolar!
Qual adulto, idoso, criança, pode se gabar de não ter sentido um dia a necessidade de Colo? Quem atira a primeira pedra?
Por mais que sejamos fortes, não podemos fugir às tempestades da vida. São as decepções, as perdas ou simplesmente nossas expectativas que não são correspondidas que nos fazem, independente da nossa idade ou situação, nos sentir pequeno o bastante para desejarmos colo. E nem sempre é fácil admitir isso.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

FAÇA O QUE SUA ALMA QUER

Descubra qual é o desejo de sua alma e realize-o.
O que a alma busca é o sentimento mais nobre de amor que você possa imaginar. Esse é o seu desejo, o seu objetivo. A alma busca o sentimento. Não o conhecimento, que ela já tem, mas o conhecimento é conceitual. O sentimento é empírico. A alma quer sentir a si mesma, e, portanto conhecer-se em sua própria experiência.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

VONTADE DE VIVER

Nascemos independentes da nossa vontade. Mas a vida é um encanto. E nos encanta.
Os primeiros risos, as primeiras flores, os primeiros amanheceres, os primeiros anos... As primeiras descobertas. Vamos desbravando a vida e enfrentando o desconhecido maravilhado.
Então vêm os primeiros não. As primeiras quedas, as primeiras decepções, as primeiras lágrimas que não nos impedem, nem por isso, de ir em frente.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O BEM MAIS PRECIOSO

Conta o folclore europeu que há muitos anos atrás um rapaz e uma moça apaixonados resolveram se casar. Dinheiro eles quase não tinham, mas nenhum deles ligava para isso.  A confiança mútua era a esperança de um belo futuro, desde que tivessem um ao outro.  Assim, marcaram a data para se unir em corpo e alma.  
Antes do casamento, porém, a moça fez um pedido ao noivo:

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CIÚME

Não adianta! Por mais que digamos que não, devemos confessar que nos sentimos importantes quando alguém sente ciúme da gente.
O sentimento inicial é de zelo: aquela pessoa nos ama tanto que quer nos proteger. Quando nenhum ciúme entra em jogo, o sentimento que temos é de descaso.
O ciúme é um sentimento possessivo e demonstra insegurança da parte de quem o sente. A pessoa extremamente ciumenta não tem confiança em si mesma e no seu poder natural de "prender" a pessoa a ela. É alguém infeliz que desconfia de tudo e de todos e nunca está tranqüilo(a), pois na sua cabeça tudo se transforma de maneira a dar razão ao que sente.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

LENDA CHINESA


Uma vez uma jovem chamada Lin, se casou e foi viver com o marido na casa da sogra. Depois de algum tempo, começou a ver que não se adaptava à sogra.
Os temperamentos eram muito diferentes e Lin se irritava com os hábitos e costumes da sogra, que criticava cada vez mais com insistência.
Com o passar dos meses, as coisas foram piorando, a ponto de a vida se tornar insuportável. No entanto, segundo as tradições antigas da China, a nora tem que estar sempre a serviço da sogra e obedecer-lhe em tudo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SONHOS DE GENTE MADURA

Maduro não é quem viveu o suficiente; é quem tem vivências, que podem não estar necessariamente ligadas à idade.
Tudo na vida é encanto quando entramos na adolescência. Todos os sonhos são possíveis, tudo é festa e o paraíso parece estar ao alcance das nossas mãos. Achamos que o primeiro amor vai durar para sempre, que vamos evoluir no trabalho, que as pessoas com as quais convivemos serão sempre sinceras e gentis.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

OBSERVE A CACHOEIRA

Perderia sua canção se fossem tiradas as pedras do seu caminho.
É os obstáculos que fazem suas águas prosseguirem.
  Nenhuma rocha, por mais resistente que seja, é capaz de deter a água.
  Ela tem sabedoria para contorná-la e seguir em frente, com a força da suavidade...
  Nada é mais suave e nada é mais forte do que a água caminha firme e lentamente, sabedora de que tem o mesmo destino do ser humano: Seguir em frente!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A BAGAGEM

   Existe um personagem de desenhos animados infantis que tem um certo toque de mistério e magia.
   Seu nome é Gato Félix. A todo lugar que vá, ele leva a sua maleta. É uma maleta especial, pequena. E tudo o que ele deseja, tira da dita maleta. Se for hora do lanche, ele encontra frutas, sanduíches e sucos. Se necessitar fazer um conserto, as ferramentas lá estão. Sempre as certas e precisas.
   Se chover de repente, basta abrir a maleta para encontrar capa, guarda-chuva, botas. E assim em qualquer situação.
   Cada um de nós também possui uma pequena mala de mão, em nossa vida, mais ou menos parecida com a do personagem infantil.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ALEGRIA DO TRABALHO

   Um grande pesquisador da alma humana, interessado em estudar os sentimentos alimentados no íntimo de cada ser, resolveu iniciar sua busca junto àqueles que estavam em pleno exercício de suas profissões.
    Dirigiu-se, então, a um edifício em construção e ali permaneceu por algum tempo a observar cada um daqueles que, de uma forma ou de outra, faziam com que um amontoado de materiais fosse tomando forma de um arranha-céu.
   Depois de observar cuidadosamente, aproximou-se de um dos pedreiros que empurrava um carrinho de mão, cheio de pedras e lhe perguntou:
   Poderia me dizer o que está fazendo?

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CADE O TEMPO QUE GANHAMOS?

   Havia mais terrenos baldios. E menos canais de televisão. E mais cachorros vadios. E menos carros na rua.
   Havia carroças na rua. E carroceiros fazendo o pregão dos legumes. E mascates batendo de porta em porta.
   E
mendigos pedindo pão velho. Por que os mendigos não pedem mais pão velho?
   A Velha do Saco assustava as crianças. O saco era de estopa. Não havia sacos plásticos, levávamos sacolas de palha para o supermercado. E cascos vazios para trocar por garrafas cheias.
   Refrigerante era caro. Só tomávamos no fim de semana. As latas de cerveja eram de lata mesmo, não eram de alumínio.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A PARTE DE CADA UM

Por que Deus tarda tanto em certas ocasiões? Não entendemos. Acreditamos pela fé e caminhamos de olhos fechados. Ajoelhamos-nos, baixamos nossas cabeças e elevamos nosso espírito. Sabemos que Ele tem Seu tempo. E esperamos...
Acontece de esperarmos muito. Não compreendemos então a Sua vontade e continuamos pedindo. Insistindo. Perdemos-nos em questões e ansiamos por respostas. Por que o que almejamos tanto não chega, se acreditamos em milagres, se acreditamos, pela fé, que nada pode nos faltar?
Talvez seja por que alguma coisa falta: nossa parte!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PORQUE PERGUNTAR AO ESPELHO


Todos nós nascemos sem um ego. Quando uma criança nasce, ela é apenas consciência: flutuando, fluindo, lúcida, inocente, virgem, sem ego. Aos poucos, o ego é criado pelos outros. O ego é o efeito acumulado das opiniões dos outros sobre você.
Um vizinho chega e diz “Que criança bonita!”, e olha para a criança com um olhar de apreciação. Então o ego começa a funcionar. Alguém sorri outra pessoa não sorri. Algumas vezes a mãe é muito carinhosa, outras vezes está muito zangada.
E a criança vai aprendendo que não é aceita como ela é. Seu ser não é aceito de forma incondicional: há condições a serem satisfeitas. Se ela grita e chora e há visitas na casa, sua mãe se zanga. Se ela grita e chora, mas não há visitas na casa, sua mãe não se importaSe ela não grita, nem chora, sua mãe a recompensa sempre com beijos amorosos e com carinho. Quando há visitas, se a criança sabe ficar quieta, em silêncio, sua mãe fica muito feliz e a recompensa. A criança vai aprendendo as opiniões dos outros sobre si mesma olhando no espelho dos relacionamentos.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ORAÇÃO CELTA

Que o caminho venha ao teu encontro. Que o vento sempre sopre às tuas costas e a chuva caia suave sobre teus campos.
E até que voltemos a nos encontrar, que Deus te sustente suavemente na palma de sua mão.
Que vivas todo o tempo que quiseres e que sempre possas viver plenamente.
Lembra sempre de esquecer as coisas que te entristeceram, porém nunca se esqueças de lembrar aquelas que te alegraram.
Lembra sempre de esquecer os amigos que se revelaram falsos, porém nunca se esqueças de lembrar aqueles que permaneceram fiéis.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ALEGRIA


Seja o que você quer, hoje, jogue fora comportamentos antigos, viva o hoje com alegria.
   Não fique julgando a si e aos outros, cada um escolhe o seu caminho.
   Permita ser o farol que guia a nau nas tormentas, levando-a em porto seguro.
   Seja a mão estendida para aqueles que estão ao seu redor, eles fazem parte de sua vida, e não estão nela  por acaso.
   Seja confiante a cada dia, seguindo a tua intuição, com determinação.
   Não se desespere ao primeiro impacto que a vida lhe der, continue as pedras fazem parte do caminho. Use o tempero da vida: A alegria.